Sanepar ganha o prêmio Valor 1000 pelo segundo ano consecutivo

A Sanepar ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de melhor empresa do setor de Água e Saneamento do Brasil oferecido pelo anuário Valor 1000. Em sua quarta edição, o anuário, divulga uma lista com as mil maiores empresas do país por receita líquida, além das campeãs por desempenho em 26 setores de atividade.

Para definir as empresas que se destacaram em cada área, os analistas do Valor 1000 fazem um estudo comparado de oito critérios de avaliação de desempenho: crescimento sustentável, receita líquida, rentabilidade, margem da atividade, liquidez corrente, geração de valor, cobertura de dívidas e giro do ativo. Os critérios receita líquida e crescimento sustentável têm peso dobrado.

Cada empresa, para obter o título de campeão, deve estar na listas das 1000 maiores, que calcula o resultado do faturamento total menos impostos, descontos e devoluções. Este tipo de publicação apresenta à sociedade um panorama dos principais agentes econômicos nacionais, contribuindo para a formação de uma memória que pode ser muito útil para os analistas da economia brasileira.

Travando uma verdadeira batalha na justiça para voltar às mãos do povo paranaense, a Sanepar vem provando, nos dois últimos anos, que é possível desempenhar seu papel social e ainda manter o balanço anual no azul. Em janeiro de 2004, a companhia lançou o Programa da Tarifa Social, que levará água a preço simbólico a mais de 1 milhão de paranaenses.

O desempenho positivo da Sanepar pode ser confirmado pelo resultado das ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo. De acordo com pesquisas nacionais na área econômica, a Sanepar é considerada a 10.ª companhia que melhor remunera seus acionistas. “E isso acontece sem que se perca o foco social da companhia, pois o conceito dominante no governo do Estado, hoje, é de que uma empresa de saneamento básico não tem como destino final a obtenção do lucro, mas sim os ganhos sociais”, esclarece o presidente da companhia Stênio Jacob.

A quarta edição do anuário Valor 1000 entrará em circulação no final de julho. Na revista, também poderá ser encontrada a seleção das maiores e melhores empresas de quatro macro regiões do país ? Norte/Cetro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.

Voltar ao topo