continua após a publicidade

A Sanepar e a Defesa Civil conseguiram reestabelecer em quase 70% o abastecimento de água para Curitiba e Região Metropolitana, poucas horas depois do acidente ocorrido na estação de captação Iguaçu, no início da madrugada desta quinta-feira (18). A estimativa é que a situação das áreas atingidas pela suspensão do fornecimento de água esteja normalizada até o fim da madrugada de sexta-feira (19). As creches, escolas e hospitais estão sendo atendidos com caminhões-pipa, que podem ser solicitados pelo telefone 115.

Um curto-circuito, seguido de incêndio, provocou a paralisação do sistema de captação e distribuição de água daquela estação. Para garantir melhores condições de abastecimento, desde as 9h30 a Estação de Tratamento de Água Iraí aumentou a produção em mais 400 litros por segundo, reduzindo o número de residências que ficaram sem água. Nas primeiras horas, ao todo, 830 mil pessoas foram afetadas pelo acidente.

A paralisação do abastecimento afetou os moradores, que não possuem caixa de água domiciliar, das regiões Sul e Leste de Curitiba, de São José dos Pinhais e de parte de Piraquara. Enquanto o problema não for totalmente resolvido, a Sanepar recomenda o uso racional da água, para que o problema seja minimizado. Segundo o gerente de Curitiba e Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, é importante que a água tratada seja utilizada apenas para atividades essenciais. "Recomendamos que nossos usuários deixem para lavar o carro e as calçadas quando a situação estiver normalizada", disse.

continua após a publicidade

O acidente

Por volta das 2h desta quinta-feira (18) um curto-circuito provocou um incêndio na captação de água Iguaçu, localizada às margens da BR-277, no sentido Praias-Curitiba. Como se trata de uma unidade que pode comprometer o bem-estar de milhares de moradores, o Sistema de Defesa Civil foi acionado. Os bombeiros conseguiram extinguir o fogo, às 2h50, enquanto outras equipes da Defesa Civil ficavam de prontidão, caso fosse necessário empreender outras ações. Dois funcionários trabalhavam no local na hora do incêndio, mas ninguém ficou ferido.

continua após a publicidade

Das seis bombas que levam água até a estação de tratamento, três queimaram. As outras três, por medida de segurança, tiveram que ficar desligadas por 5 horas, o que reduziu a oferta de água para as 830 mil pessoas. As seis bombas produzem 3 mil litros de água por segundo. Durante os trabalhos de recuperação, com três bombas operando, foram produzidos apenas 2.400 litros por segundo no Sistema Iguaçu. A expectativa é que seja possível recompor a parte elétrica destruída pelo incêndio e colocar em operação a quarta bomba, que passaria a produzir mais 500 litros por segundo.

A Sanepar já contratou uma empresa para fazer o laudo técnico e identificar o que provocou o curto-circuito. A captação Iguaçu é responsável por extrair a água do rio e bombeá-la até a maior estação de tratamento de água do Paraná, a ETA Iguaçu.