Sanepar ajuda Brasil a receber 2 mil certificações de qualidade ISO

A Sanepar foi homenageada por ter contribuído para que o Brasil atingisse a marca histórica de 2 mil certificações em conformidade com a Norma ISO 14.001. A cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira (07), no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A Companhia foi a primeira empresa de saneamento das Américas a obter a certificação ISO 14.001, concedido ao sistema de Foz do Iguaçu, em 1999. Esta certificação é a de maior reconhecimento em todo mundo na área do meio ambiente e atesta que o sistema é operado de forma ambientalmente responsável.

A diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, que recebeu a placa em nome da empresa, informou que a metodologia aplicada em Foz do Iguaçu, na qual todos os processos são executados dentro das normas de preservação ambiental, está sendo implantada nos demais sistemas. ?Desde a captação da água a ser tratada e entregue para a população até a destinação final do esgoto a empresa busca atender às diretrizes do desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social e ambiental?, afirma.

O sistema de Foz do Iguaçu é referência mundial para o setor de saneamento e recebe, todos os anos, técnicos de todo o Brasil e de países dos demais continentes, que vêm conhecer o modelo implantado pela Sanepar.

Após a obtenção do certificado, a Sanepar conseguiu a recertificação em 2001. No final deste ano, o sistema será novamente avaliado pela certificadora, agora dentro da nova versão, a ISO 14.001:2004. Anualmente, o sistema passa por auditoria externa, sendo que nos dois últimos anos não foi detectada não-conformidade no Sistema de Gestão Ambiental de Foz do Iguaçu. Para José Adolpho Klein Pereira, membro do Comitê de Gestão Ambiental, ?este fato deve-se ao comprometimento dos colegas daquele sistema, que continuam desenvolvendo suas atividades de acordo com os procedimentos exigidos pela norma?.

Voltar ao topo