As centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) estão sendo informatizadas. A proposta do Ministério da Saúde inclui a instalação de um programa de computador na central e o uso de novos equipamentos de comunicação entre as equipes de emergência.

Segundo a coordenadora nacional do Samu, Irani Ribeiro de Moura, seis das 74 centrais de atendimento existentes já foram informatizadas e 37 deverão receber os novos equipamentos até o final do mês, garantindo a cobertura de 171 municípios em 19 estados.

O Samu é um programa realizado pelo governo federal em parceria com prefeituras e governos estaduais. Pelo telefone 192 é possível acionar uma central de atendimento e pedir a presença de equipes de emergência médica para atender acidentados ou pessoas doentes. Dependendo da situação, o problema pode ser resolvido com orientação até por telefone ou pela equipe que vai na ambulância. Nos casos mais graves, as pessoas são transportadas para hospitais.

Os novos equipamentos, de acordo com a coordenadora, aumentarão o controle sobre a demanda da população, tornando possível conhecer os locais de maior incidência de acidentes e de doenças, além de verificar a qualidade do serviço de urgência dos hospitais e postos de saúde, já que muitos usam o Samu para transferir pacientes.