Saiba mais sobre a pesca do robalo

Das seis espécies de robalo encontradas no oceano Atlântico, quatro são capturadas no litoral do Brasil, destacando-se o robalo-flecha e o robalo-peva. Ambas possuem o corpo alongado e comprimido e a mandíbula inferior saliente. O robalo-flecha é a maior espécie da família, alcançando 1,2 m de comprimento total e 25 kg. A coloração do dorso é acinzentada com reflexos esverdeados e o ventre é esbranquiçado. A linha lateral é uma listra longitudinal negra que se estende ao longo do corpo até o final da nadadeira caudal.

O robalo-peva é menor, alcançando 50 cm de comprimento e 5 kg. Apresenta o dorso cinza esverdeado e os flancos prateados. O robalo habita manguezais, estuários e baías. São encontrados em águas salobras, podendo ser capturados desde a barra dos rios até vários quilômetros acima da foz, principalmente na época de desova. Gostam de águas calmas, barrentas e sombreadas, e ficam próximos ao fundo.

Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camarões e caranguejos. São muito apreciados como alimento e pelos pescadores esportivos, porque proporcionam uma luta espetacular, principalmente os grandes exemplares.