Saia justa

Uma saia justa desnecessária e desconfortável foi bisonhamente enfiada no governo pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do partido no Senado da República. A ex-militante sindicalista e uma das organizadoras da CUT em Santa Catarina, estado que hoje representa na câmara alta, afirmou com todas as letras que a indicação de Edison Lobão para o Ministério de Minas e Energia, reclamada com insistência como cota do PMDB, não foi recebida com agrado pela ministra Dilma Rousseff e tampouco pelo presidente Lula.

O mal-estar no partido aliado se agravou quando Ideli encareceu que a preferência de Lula era devolver o cargo ao ministro exonerado, Silas Rondeau, sobre quem os indícios de ligação com as tramóias denunciadas pela Operação Navalha, a princípio, parecem inconsistentes.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, primeira escolhida por Lula para o MME, fiadora da nomeação de Rondeau e do interino Nelson Hubner, seu ex-chefe de gabinete, segundo Ideli, preferia alguém com perfil mais técnico para conduzir a política energética em momento delicado como o atual.

Segundo se sabe, o convite oficial ao senador, um dos homens de ouro do ex-presidente José Sarney, será feito hoje pelo presidente Lula. Não se conhece na medida exata, entretanto, a profundidade da ranhura aberta pela indiscrição da senadora.

O líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), tratou de remendar a saia justa da colega, afirmando que a indicação foi bem recebida pelo presidente da República. Jucá garantiu ainda que como político experiente Lobão escolherá os auxiliares técnicos mais competentes para fazer excelente trabalho no ministério. Ah, bom.

Voltar ao topo