Sai a lista de concorrentes de Gramado

Tudo começou em 1972, quando o primeiro Festival do Cinema Brasileiro de Gramado premiou ?Toda Nudez Será Castigada?, de Arnaldo Jabor. Agora, muitos Kikitos depois, Gramado faz uma grande festa para completar seus 30 anos. A 30.ª edição do festival na cidade serrana do Rio Grande do Sul será realizado de 12 a 17 de agosto. Hoje, em Porto Alegre, a comissão organizadora do evento fez o anúncio oficial dos filmes que vão concorrer aos Kikitos deste ano e também dos homenageados com os troféus especiais que Gramado, tradicionalmente, atribui para destacar a contribuição de figuras históricas do cinema nacional.

Na categoria longas, Gramado-2002 vai exibir 14 filmes: cinco ficções integram a competição brasileira, quatro a competição do cinema latino e os cinco restantes pertencem a uma categoria que está sendo criada este ano, a de documentários, com premiação própria. Na categoria curtas, dos 134 inscritos foram selecionados 25: 14 curtas em 35 mm, 10 em 16 mm e um média em 16 mm. A relação completa dos curtas concorrentes está no quadro publicado nesta página. O troféu Eduardo Abelim, criado no ano passado, vai destacar a atividade de Roberto Farias, o diretor de ?Pra Frente Brasil?, que, em 1982, recebeu o Kikito de melhor filme. Outro troféu, o Oscarito, irá para Marieta Severo, atriz duas vezes premiada com o Kikito, e no mesmo ano (1986), pelo longa ?Com Licença Eu Vou à Luta? e pelo curta ?A Espera?.

Gramado-2002 fornecerá o quadro para a pré-estréia nacional de ?A Paixão de Jacobina?, que Fábio Barreto realizou baseado no livro de Luiz Antônio Assis Brasil, ?Videiras de Cristal? (rebatizado com o nome do filme na atual reedição). ?A Paixão de Jacobina? ficcionaliza um episódio polêmico da história do Rio Grande: a saga dos Muckers, o Canudos do Extremo-Sul, que já rendeu outro filme semidocumentário de Jorge Bodanzky nos anos 1970, com a atriz gaúcha Marlise Saueressig no papel que Letícia Spiller interpreta agora.

Voltar ao topo