Safra espetacular

Apesar dos dedos cruzados de certa minoria atacada por inexplicável cegueira diante dos avanços da tecnologia agrícola, a atual safra de milho no Paraná será um sucesso, atingindo níveis de ?produtividade americana?, segundo reportou ontem o jornal Valor Econômico, com base em informações do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura.

Maior produtor de milho do País, o Paraná deverá colher cerca de 8,2 milhões de toneladas numa área plantada de 1,317 milhão de hectares, 13% menor que a área da safra 2005/06.

A expansão se deveu, saibam todos, ao benéfico comportamento dos fatores climatológicos durante a evolução da cultura, mas em grau elevado aos investimentos em tecnologia (fertilizantes e sementes de qualidade), por sua vez, consideradas as ferramentas básicas para a sustentabilidade do agronegócio.

O milho paranaense está registrando, em média, índices de produtividade variantes entre 8 mil e 8,5 mil kg/ha nas regiões de Ponta Grossa e Toledo, e 9,5 mil kg/ha na região de Cascavel. A produtividade nacional, segundo a Conab, é inferior a 4 mil kg/ha.

No total, a safra de milho poderá alcançar 50 milhões de toneladas, viabilizando inclusive a exportação de um produto não tradicional da pauta brasileira.

Voltar ao topo