Safra de 2004 será 3,3% menor que a de 2003, aponta IBGE

A sétima estimativa para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas indicou que a produção deve alcançar um volume de 119,479 milhões de toneladas neste ano, inferior em 3,36% à safra obtida em 2003, de 123,632 milhões de toneladas. Na comparação com a estimativa de junho, os números de julho apontaram um aumento de 0,57% referente a ajustes feitos pelos produtores.

A safra agrícola de 2004 vai ser inferior à do ano passado por causa das fortes chuvas e também da estiagem que atingiram os principais pólos produtores. A avaliação é do gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlos Alberto Lauria, com base nos dados de julho.

Segundo Lauria, ?a soja foi a grande responsável pela queda da safra neste ano, pois o produto responde por 40% do total da safra nacional. A estiagem no sul do país, principal pólo da soja, causou a perda de mais de 40% da produção?.

De acordo com Lauria, as estimativas a serem feitas até o final do ano não vão alterar muito a previsão da safra total para este ano, porque cerca de 85% da produção já foram colhidos. Apenas o trigo ainda está no campo, mas o produto responde por apenas 5% da safra total.

Voltar ao topo