Ruralistas querem relatoria da Biossegurança e ameaçam obstruir

Os deputados da bancada ruralista decidiram hoje obstruir a pauta de votação da Câmara até que o governo aceite que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural indique o relator do projeto de lei de Biossegurança. O texto foi votado pelo Senado no começo de outubro e agora depende de apreciação da Câmara dos Deputados.

O presidente da comissão, deputado Leonardo Vilela (PP-GO), disse que o temor dos ruralistas é que as discussões na Câmara dos Deputados sejam retomadas a partir do substitutivo do deputado Renildo Calheiros, texto que não agradava aos representantes do agronegócio nem à bancada ruralista. De acordo com Vilela, parlamentares ligados ao meio ambiente e a grupos de defesa do consumidor já se articulam para modificar o texto.

A decisão de obstrução de pauta foi tomada durante reunião de parlamentares com representantes da iniciativa privada. O grupo também discutiu o texto da MP 223, que regulamenta o plantio e comercialização de soja transgênica na safra 2004/05. Os deputados devem apresentar emendas à MP, mas ainda não foi definida a estratégia que será adotada. O prazo para apresentação de emendas termina amanhã

Voltar ao topo