Roupa suja

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), um dos parlamentares mais atuantes do Congresso, em entrevista à edição de domingo do jornal O Estado de S. Paulo, reforçou a tese da importância da convocação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as recentes declarações do ex-ministro José Dirceu, de que a construção da sede do PT em Porto Alegre teria sido financiada com recursos de origem duvidosa.

A declaração está no corpo da entrevista do antigo ministro ao exemplar de janeiro da publicação mensal Piauí, destacando o fato de que o ex-governador Olívio Dutra e o dirigente petista gaúcho Raul Pont com freqüência pediam dinheiro a Delúbio Soares, tesoureiro da executiva nacional do partido. ?O dinheiro era transportado em malas?, entregou Dirceu, com o intuito precípuo de perturbar a vida do ministro Tarso Genro, seu desafeto no PT.

A intenção de pedir a CPI foi encampada pelo Democratas, segundo o presidente da executiva nacional, deputado Rodrigo Maia (RJ). Fruet considera a declaração do ex-ministro uma comprovação irrefutável de que Lula, ao contrário do que sempre reiterou, estava inteirado do procedimento dos dirigentes petistas, sobretudo na movimentação dos recursos financeiros em poder do partido.

Como a oposição não dispõe dos votos suficientes para aprovar a instalação da CPI na Câmara, Fruet acha melhor que a providência passe à alçada do Senado, onde o governo tem sido levado à lona com maior facilidade.

Diante do estrago feito no casco na descambada nau lulista, Dirceu distribuiu nota arrazoando que suas palavras não foram bem entendidas pelo entrevistador. Entre a água e o vinho também não se nota qualquer diferença…

Voltar ao topo