Roteiros do Paraná destacam-se na abertura do Salão do Turismo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu na tarde desta quarta-feira (01) o Salão de Turismo ? Roteiros do Brasil, em São Paulo, que está apresentando 438 novos roteiros, identificados em 111 regiões turísticas do País. O fato de a solenidade de abertura ter sido realizada junto ao estande que reúne o Paraná e os demais estados da região Sul, contribuiu para divulgar a participação paranaense nesse setor da economia.

Após a abertura do evento, o presidente Lula retornou ao estande do Paraná e, numa visita de cerca de 15 minutos, quis conhecer detalhes sobre a cachoeira de Prudentópolis e a prática de turismo de aventura na região e em todo o Estado. Em seguida, apreciou a imagem da Ilha do Mel e comentou: ?Eu já passei por aqui?, disse ao recordar de um passeio que fez há alguns anos, a partir de Paranaguá, no Paraná, até a ilha do Cardoso, no litoral paulista.

Para o secretário do Turismo, Celso de Souza Caron, o evento supera as expectativas. ?Estamos mostrando os novos roteiros e destinos do Paraná num grande mercado emissor, que é São Paulo. Além disso, o Salão do Turismo é dirigido, no primeiro dia, a agentes e operadores e, até domingo, estará aberto à visitação pública. Isso vai tornar nossos produtos e novos destinos ainda mais conhecidos?, explicou.

Durante a visita da comitiva do presidente Lula ao estande da região Sul, o ministro Walfrido dos Mares Guia apresentou ao presidente a Rota dos Tropeiros. O ministro comentou que havia participado do lançamento do roteiro no Paraná, no primeiro ano do Governo Requião. Enquanto isso, a primeira dama, dona Marisa Letícia, pediu para ser fotografada diante da imagem das cataratas do Iguaçu.

A expectativa do Ministério do Turismo, organizador do evento, é reunir cerca de 100 mil pessoas durante cinco dias (de 1º a 05 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo). O Salão do Turismo ? Roteiros do Brasil está mostrando 438 novos roteiros, identificados em 111 regiões turísticas do País. Esse evento nacional faz parte da estratégia de marketing do Ministério do Turismo para divulgar aos brasileiros os produtos turísticos de todo o país. ?Vamos apresentar nossos roteiros aos representantes do trade nacional e ao público estimado em 100 mil pessoas?, diz o secretário do Turismo do Paraná, Celso de Souza Caron.

Com o tema ?Paraná de todos os roteiros?, o Estado divide um grande estande, de 780 metros quadrados, com os outros dois estados da região Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Estão também participando 11 agências paranaenses na Rodada de Negócios e aproximadamente 15 agências operadoras de receptivo farão parte do estande do Paraná, comercializando seus roteiros já formatados.

Com imagens das belezas naturais, arquitetônicas e das etnias que o compõem, o Paraná apresenta no evento nacional, roteiros e produtos de sete regiões turísticas: Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Campos Gerais, Oeste e Lindeiros ao Lago de Itaipu, Norte, Noroeste e Centro-Sul.

Voltar ao topo