Rosinha ataca Rede Globo em discurso na Assembléia

A governadora do Rio, Rosinha Matheus, usou hoje a parte final do discurso de prestação de contas de sua gestão, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), criticando as Organizações Globo, a quem acusou de veicular "insanidades" contra ela e seu marido, o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho. Fez também várias denúncias, entre elas, a de que a Tevê Globo mantém uma conta em um paraíso fiscal nas Bahamas, com mais de US$ 100 milhões. Segundo a assessoria da Rede Globo, as afirmações da governadora são "fantasiosas, vêm sendo repetidas por ela nos últimos tempos, e não correspondem à realidade".

No discurso, a governadora disse, referindo-se à Globo, que "essa organização tenta pôr de todas as maneiras a marca da incompetência e da corrupção no casal Garotinho sem qualquer prova ou fundamento, a não ser o seu fantástico sensacionalismo mentiroso que, aliás, sabe fazê-lo muito bem", declarou Rosinha, em seu discurso de quase três horas, acompanhado por Garotinho e pela filha Clarissa, parlamentares e correligionários.

Segundo a governadora, pesam contra as organizações Globo acusações documentadas, embora ela mesma não tenha apresentado qualquer papel comprovando as denúncias. Ela citou, por exemplo, que a empresa responde a processo por ter adquirido o seu canal de tevê em São Paulo usando uma procuração falsa, e que se envolveu em uma operação que constitui crime contra o sistema financeiro

"Essa mesma organização cometeu um ato considerado o maior assalto aos cofres públicos da história do país contra o antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj). No mesmo dia em que as taxas regulares de mercado para operação de empréstimo eram de 40%, a Globo obteve valores vultosos a juros de 24%. E ainda mais grave: um integrante da família Marinho aplicou o dinheiro em CDBs no Citybank a juros bem maiores".

Rosinha disse ainda que a Tevê Globo mantém a conta número 91493 no Banco Credité Suisse, nas Bahamas, e que o ICMS cobrado dos assinantes de tevê a cabo da organização não é repassado aos cofres do Estado. A dívida estaria em R$ 52 milhões. "Essas práticas ilegais das Organizações Globo são protegidas por quem? Mas eles não calarão a nossa voz! Não é à toa que o povo diz: ‘O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo’", disse, a governadora, incitando as galerias, que repetiram o bordão.

A governadora afirmou ainda que as Organizações Globo foram hipócritas ao veicularem matérias criticando os contratos que o governo do Estado fez com as ONGs, pois, segundo ela, a empresa, por meio da ONG Viva Rio e da Fundação Roberto Marinho, têm recebido verbas estaduais para implantar salas de aula do Telecurso 2º Grau.

Rosinha também levantou suspeitas sobre um contrato Fundação Roberto Marinho, celebrado em março com a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo para a implantação do projeto Multicurso. "O mais grave de tudo isso é que havia uma proposta de um outro projeto que contém 10 disciplinas ao preço de dois milhões e oitocentos mil reais por ano, enquanto a Fundação Roberto Marinho embolsou seis milhões e oitocentos mil reais apenas com a disciplina de matemática", declarou a governadora, que saiu da Alerj sem falar com a imprensa.

Voltar ao topo