Romero Jucá vai apresentar a Lula relatório da reforma tributária

Antes de apresentar amanhã (22), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o seu relatório da reforma tributária, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) vai apresentar o texto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião está marcada para o início da noite de hoje no Palácio do Planalto.

Além do relator, vão participar do encontro os ministros José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação de Governo); o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP); o presidente do PT, José Genoíno; e os senadores Amir Lando (PMDB-RO) e Aloizio Mercadante (PT-SP).

O relator quer discutir detalhes do texto com o presidente, mas já adiantou pontos do relatório que considera difíceis de sofrer alterações, como a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e da Desvinculação das Receitas da União (DRU), o repasse de 25% do Impostos sobre Combustíveis (Cide) aos estados e o Fundo de Compensação às Exportações, previsto em R$ 8 bilhões.

Jucá admitiu, porém, que alguns itens da proposta aprovada na Câmara não serão incluídos no texto, como a definição sobre a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na origem ou no destino e a transformação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em imposto seletivo.

Voltar ao topo