Roglio e Shell são responsabilizadas vazamento de óleo na BR-277

Os trabalhos de suçção na área atingida pelo vazamento de óleo de um caminhão que tombou ontem no quilômetro 9 da BR-277 (região conhecida como Pixirica) – prosseguem hoje. A Transportadora Roglio, responsável pelo veículo, foi obrigada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a dar início aos trabalhos de limpeza do local, ainda ontem.

Todavia, o pagamento da multa que o IAP vai aplicar pelo acidente, será compartilhado entre a Roglio e a Shell, empresa contratante. A empresa contratou quatro caminhões-tanque para a coleta do combustível derramado, dos quais três já haviam recolhido o produto.

“A legislação é clara: quem causou o acidente deve arcar com os prejuízos. Neste caso, as duas empresas têm responsabilidade sob o vazamento”, explica o coordenador de Recursos Ambientais do IAP, José Luiz Bolicenha.

De acordo com ele, a transportadora deverá fazer um relatório detalhado sobre os danos causados a toda a região atingida pelos 3.500 litros derramados. “A partir deste relatório e de nossas análises, determinaremos o valor da multa e uma relação de medidas para a recuperação do local”, avisa Bolicenha.

Hoje o IAP colheu amostras da água do afluente do Rio Ribeirão para a analisar se de fato ela não foi atingida pelo óleo. Os resultado deve ser concluído dentro de 15 dias. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo