Rodrigues faz balanço das ações do governo para prevenir gripe aviária

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, fez há pouco, no 19º Congresso Brasileiro de Avicultura, um balanço de todas as ações preventivas que o governo brasileiro adotou para minimizar os riscos de entrada, no Brasil, a febre aviária.

Entre as medidas adotadas, Rodrigues citou a suspensão, por tempo indeterminado, pelo governo, de importações de aves de todos os países em que haja risco ou ocorrência da doença; o controle e a proibição de importação de material e resíduos aviários e a identificação das rotas das aves migratórias que passam por território brasileiro. Além disso, está elaborando, em conjunto com os governos estaduais e o setor privado, um cadastro de granjas avícolas em todo o País.

Rodrigues informou, ainda, que algumas ações ainda estão sendo negociadas para ser implementadas o mais rapidamente possível. Dentre elas, citou a instalação de fornos crematórios em aeroportos, para queimar cargas e alimentos suspeitos recolhidos em aeronaves e, também, a adaptação dos aparelhos de raios-x nos aeroportos, para que possam identificar resíduos orgânicos que existam na bagagem dos passageiros.

"Por essas ações, os Srs. podem perceber que o assunto está sendo tratado, dentro do governo, com toda a preocupação e prevenção, além da transparência que ele merece", afirmou Rodrigues, acrescentando que já está trabalhando um grupo de trabalho permanente incumbido de monitorar o tema, liderado pelo Ministério da Saúde.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.