Robert Scheidt conquista o heptacampeonato mundial

Mais uma vez Robert Scheidt mostrou por que é considerado o principal esportista brasileiro da atualidade e um dos maiores nomes da história do iatismo no Brasil. Líder do ranking da classe Laser e dono de duas medalhas olímpicas, ouro em Atlanta/96 e prata em Sydney/2000, Robert tornou-se nesta quarta-feira, em Bodrum, na Turquia, o primeiro brasileiro heptacampeão mundial de uma modalidade olímpica.

Foi o 107º título em 22 anos de carreira e o sétimo em 2004, ano em que ele tem como principal objetivo a Olimpíada de Atenas, em agosto. Os demais títulos mundiais do paulista de 31 anos foram conquistados em 1995 (Tenerife/Espanha), 1996 (Cidade do Cabo/África do Sul), 1997 (Alagarrobo/Chile), 2000 (Cancún/México), 2001 (Cork/Irlanda) e 2002 (Cape Cod/EUA).

?Estou absolutamente realizado com o heptacampeonato. A ficha ainda não caiu, mas a sensação é indescritível?, comemorou o iatista, de 31 anos. ?Tive uma grande lição no ano passado, quando perdi justamente na última regata e o Gustavo Lima conseguiu o que parecia impossível. Reconquistar o título é até melhor do que defender o troféu.?

As duas regatas disputadas nesta quarta-feira, último dia do Mundial, foram extremamente disputadas entre Scheidt e o australiano Michael Blackburn, o único que podia atrapalhar os planos do brasileiro. ?Foi muita adrenalina. Eu estava em sexto na primeira regata, à frente do Blackburn, mas fui penalizado pelo júri com duas bandeiras amarelas e acabei desclassificado da regata. Isso deixou a situação complicada para a prova decisiva, que teve quatro largadas anuladas. Na hora que valeu, saí melhor que o australiano, consegui deixá-lo para trás e cheguei em segundo?, contou  o melhor velejador do mundo em 2001 segundo a Federação Internacional de Vela (ISAF).
Sétimo colocado na primeira prova, Blackburn não terminou a segunda regata do dia.

Nas dez provas disputadas em Bodrum, Scheidt obteve quatro vitórias, dois segundos, um terceiro e um quinto lugares, além dos descartes de uma sexta colocação e da desclassificação desta quarta. O brasileiro terminou a competição com 16 pontos perdidos contra 25 de Blackburn.

Voltar ao topo