Uma análise feita pelo laboratório do Senai/Cic-Cetsam em uma amostra de água de apenas 100 ml foi encontrada uma concentração de coliformes fecais 300 vezes maior do que o índice tolerado. Os números de coliformes totais são ainda mais altos. Na mesma medida de amostra, a concentração no Rio Tarumã chega a 1.600.000 NMP (Número mais Provável) enquanto o máximo considerado é de apenas 5.000 NMP.
De acordo com a Sanepar, das mais de 4 mil ligações de água e esgoto existentes no coletor Morumbi (abrange os bairros Tarumã, Jardim Social e Bacacheri), 3,3 mil já foram regularizadas através do (Programa de Despoluição Ambiental). Alguns dos proprietários em situação irregular já foram notificados pela prefeitura.
A mobilização é resultado de uma parceria entre uma emissora de televisão, moradores, Prefeitura de Curitiba, Sanepar e vereadores. A campanha com o slogan "Pense Pequeno. Limpe o Tarumã" também pretende indicar o caminho para despoluir rios maiores.
Rio Tarumã – O rio Tarumã tem a nascente próxima à esquina das ruas Uruguai e Estados Unidos e deságua no rio Bacacheri. Integra a bacia do rio Atuba, um dos mananciais de Curitiba.