Coordenado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Centro de Inteligência dos Jogos Rio 2007 (CIJ) foi inaugurado nesta sexta-feira (1º). Construído em 70 dias, no centro da cidade, o CIJ será responsável pelas ações de inteligência a serem desenvolvidas e implementadas antes, durante e após a disputa do Pan.
O local dispõe de mais de cem computadores e atuará especificamente em apoio à segurança dos Jogos Pan-Americanos, sobretudo na prevenção ao terrorismo e a eventuais ações do crime organizado.
O CIJ subsidiará a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pela segurança do Pan, com informações e análises de inteligência. Cerca de 250 agentes da Abin trabalhão no centro, que funcionará 24 horas por dia a partir do fim de junho.
Os agentes vão fazer simulações na semana que vem para testar os equipamentos disponíveis. "Nós temos condição, entre outros aspectos, de monitorar o trânsito de pessoas suspeitas, com antecedência de terrorismo, para evitar eventuais ações dessa natureza", declarou o diretor-geral da Abin, Márcio Paulo Buzanelli.
"São cerca de 700 câmeras instaladas nos pontos onde vão circular a família dos Jogos, como vias expressas, locais de competições. Teremos imagens e informações em tempo real", afirmou Buzanelli. "Toda informação convergirá para cá (CIJ). Temos imagens de satélite também. Vamos ter como intervir a tempo de evitar qualquer tipo de risco para os Jogos.


