Rigotto diz que Alckmin “é um excelente quadro”

Porto Alegre – O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB) afirmou hoje que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), "é um excelente quadro", ao comentar a confirmação da pré-candidatura dele a presidente.

"É de uma nova geração de governadores", afirmou, ao considerar que Alckmin "qualifica esse processo eleitoral", ao assumir a condição de pré-candidato.

Rigotto avisou que só definirá o futuro político na segunda semana de janeiro. Até lá, ele espera convencer o PMDB a manter a prévia marcada para março, que deve escolher o representante do partido na disputa presidencial.

Rigotto a criticar as tentativas de adiar a prévia, argumentando que isso tornaria inviável a participação dele na votação interna, pois não faria sentido se desincompatibilizar do cargo apenas diante da hipótese de ser candidato a presidente.

O governador do Rio Grande do Sul identificou na executiva da legenda líderes que difundiriam esta proposta de adiamento. "É uma pena que exista este conjunto de articulações que não pensa no melhor para o partido e o País", avaliou, após divulgar no fim da manhã, um conjunto de medidas que pretende aumentar a competição de segmentos produtivos gaúchos.

As ações incluem redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de determinados produtos e a criação de um Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples) estadual, em que microempresas com faturamento até R$ 240 mil por ano ficam isentas do tributo, enquanto as companhias de pequeno porte poderão optar por pagar de acordo com a faixa de faturamento.

Voltar ao topo