Ribeirão Claro amplia turismo neste verão e ganha mais infra-estrutura

Não é por acaso que o município de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Estado, está incluído na programação do projeto ?Viva o Verão? da Paraná Esporte, bem como no programa ?Segundo Tempo?, do governo federal, com atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar. Para quem gosta de esportes radicais e procura aventura nas férias ou finais de semana, Ribeirão Claro é o lugar ideal. Com cerca de 11 mil habitantes, a 400 quilômetros de Curitiba, Ribeirão Claro possui locais que são verdadeiras obras de arte da natureza.

Banhado pelas águas da represa Xavantes e ladeado de morros e vales, esportistas de várias regiões do Brasil e até do exterior buscam emoção e aventura. Cachoeiras, grutas, camping e represas são algumas das atrações que Ribeirão Claro oferece aos turistas que, muitas vezes, preferem a calmaria do interior à agitação do litoral e dos grandes centros urbanos.

Já para quem curte vôo livre, os morros do Gavião, do Padilha ou do Cruzeiro são um prato cheio. Esportistas de vários estados participam de torneios e competições de paraglider, envolvendo várias modalidades esportivas. Os atrativos são tantos que o portal da Secretaria Estadual de Turismo do Paraná (Setu) na Internet indica a cidade como propícia para vários esportes radicais como rappel, canoagem e escalada.

Já no balneário turístico da Cachoeira, na zona rural, a canoagem é o roteiro principal. Este esporte tem revelado grandes atletas em nível nacional, como é o caso Rozivânia Aparecida Gomes e Washington da Silva, que em dezembro disputaram o Campeonato Sul-Americano de Canoagem na Colômbia.

Segundo Tempo

A prefeitura de Ribeirão Claro mantém o projeto Segundo Tempo/Navegar, em parceria com o Governo Federal. Atualmente, são 160 alunos de 12 a 15 anos que praticam o esporte no contraturno escolar. Os alunos contam com 30 caiaques para treinar, dos quais 10 são da prefeitura, além de ônibus diário que leva os adolescentes da cidade para o distrito. Além de acesso à prática esportiva, os estudantes recebem alimentação de qualidade e uniformes.

Infra-estrutura

Os turistas que visitam o balneário contam com área para camping com banheiros, restaurantes e quadra de areia para prática de esportes. No verão, são realizadas atividades como torneios de vôlei, futebol e aulas de aeróbicas.

O camping tem capacidade para 150 barracas, sendo que a diária é de R$ 5. O visitante pode usar os quiosques, pagando apenas R$ 10. Outras 18 churrasqueiras também são alugadas. Como o local tem área para banho, oito funcionários foram treinados pelo Corpo de Bombeiros para atender as emergências.

O município, que possui 583 quilômetros quadrados, teve mais de 10,5 mil hectares de terra inundados com a formação da represa Xavantes, na década de 70. Com isso, muitas ilhas se formaram ao longo do território municipal.

Uma delas é a Pousada da Ilha, que mantém um hotel de luxo, que atrai turistas de várias regiões do Brasil. O local é ainda preferido por muitas celebridades globais. A chegada até a Pousada da Ilha é somente por meio de transporte fluvial.

O turista chega de carro até a margem da represa Xavantes, onde o veículo fica guardado em garagens. Depois, ele segue de barco até a ilha. Aí é só aproveitar para descansar e se divertir.

Serviços

Para conhecer outros pontos turísticos do município, basta acessar o portal www.ribeiraoclaro.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3536-1300 ou pelo endereço eletrônico turismo.ribclaro@tdkom.com.br. (Valdir Amaral)

Voltar ao topo