Reunião discute solucão para a invasão na Fazenda Araupel

A Secretaria de Estado da Segurança Pública marcou uma reunião, em caráter de urgência, para esta terça-feira (15), às 14 h, em Curitiba, para solucionar o problema da invasão de terras da Fazenda Araupel, em Quedas do Iguaçu, no Sudoeste do Estado.

A situação será discutida entre o procurador-geral do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Marés, a ouvidora-adjunta da Ouvidoria Agrária Nacional, Maria de Oliveira, e a diretoria da fazenda. Também participam da reunião o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, e o superintendente regional do Incra, Celso Lacerda.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o Incra demonstrou disposição em adquirir parte da propriedade para promover o assentamento das famílias que ocuparam a área.

O núcleo agrícola da Araupel, onde ficam os armazéns, silos e depósitos de máquinas da empresa, foi invadido no sábado passado, por cerca de cinco mil integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST). A Fazenda Araupel, de um total de 93 mil hectares, abriga dois assentamentos e um outro acampamento, na chamada Bacia, ocupada desde 1999. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo