Resultado da pesquisa do IBGE confirmou que 2002 foi um ano ruim

A consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon) Ana Castelo disse hoje que os resultados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) 2002, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam o que já era do conhecimento dos pesquisadores da área: o ano de 2002 foi ruim para o setor.

Ela disse que todo o setor “encolheu” no período, mas ressaltou que a queda da produção na construção pesada foi conseqüência da diminuição dos investimentos públicos. Para ela, os números da pesquisa “são um retrato mais pormenorizado” do setor e estão mostrando exatamente a queda dos investimentos públicos, nos quais se incluem os gastos com infra-estrutura.

Segundo Ana Castelo, a discussão que está em pauta hoje, no cenário econômico, é o “apagão” da infra-estrutura. “Os números estão mostrando que a gente caminha para isso (o apagão)”, se não for considerado urgente investir em infra-estrutura. Ela lembrou que é necessário “reaquecer” o setor para que o crescimento que se observa na economia seja sustentável.

Voltar ao topo