Requião sanciona lei que permite construção do Centro Judiciário

O governador Roberto Requião sancionou o projeto de lei nº 14451, que autoriza ceder ao Poder Judiciário o imóvel onde está instalada a Prisão Provisória de Curitiba, para a instalação e funcionamento do Centro Judiciário do Ahú. A cessão se tornará automaticamente sem efeito na hipótese de alteração da finalidade expressa na lei. O governador assinará decreto criando um comissão com intuito de elaborar os estudos necessários à implementação da medida.

O governador autorizou também a efetivação de despesas no valor de R$ 1,7 milhão, de acordo com procedimento licitatório já homologado, para a desmontagem parcial do edifício inacabado situado no Centro Cívico. Os quatro andares superiores do prédio público estão condenados e impossibilitados de uso. O material será reciclado e transformado em blocos de concreto a serem utilizados em outras obras. A empresa vencedora da licitação foi a Valor Engenharia e Construções Ltda., que apresentou um desconto de 14,36%.

Revitalização

A demolição significa o início nas obras de revitalização do Centro Cívico. O prédio, que tem apenas o “esqueleto”, começou a ser construído em 1986 e desde então nada mais havia sido feito para finalizar a edificação. A região do Centro Cívico é de fundamental importância para Curitiba, pois abriga, no entorno da praça Nossa Senhora de Salete, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O local é também um importante ponto turístico da capital paranaense.

“O governo do Estado sabe da importância desta obra para Curitiba e para todo o Paraná. A sociedade há muito pede que algo seja feito em relação a este prédio. E assim, o Estado está revitalizando o Centro Cívico”, afirmou o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana. “No local deverão ser instaladas algumas Secretarias estaduais”, acrescentou.

Voltar ao topo