Requião pede que ministro declare o Paraná livre de transgênicos

O governador Roberto Requião (PMDB) pediu ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que o governo federal declare o Paraná área livre de produtos transgênicos. Foi durante a Festa do Plantio, em Campo Mourão, que marcou o início da safra de grãos deste ano.

De acordo com a assessoria do governador, Requião já havia feito a mesma solicitação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última terça-feira em Brasília, quando participou da reunião sobre a reforma tributária com os demais governadores. O ministro disse ao governador que estudaria o assunto.

Requião pretende que o governo federal baixe uma medida excluindo o Paraná dos efeitos da Medida Provisória, assinada pelo vice-presidente José Alencar na semana passada, que libera o plantio de soja com sementes geneticamente modificadas até 31 de dezembro deste ano. E também a comercialização do produto até o final do próximo ano.

O governador defende que o estado tem autonomia para fazer uma legislação própria sobre os produtos transgênicos. Na Assembléia Legislativa, está suspensa a tramitação do projeto de autoria da bancada do PT, proibindo o plantio, transporte e comercialização de produtos transgênicos. O projeto foi votado em primeira discussão, no dia 15 de setembro, em meio a uma polêmica provocada por vários deputados contrários à medida. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo