Requião participa da “Festa da Vitória” no assentamento 8 de abril

O governador Roberto Requião e o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, participam neste sábado, em Jardim Alegre, da "Festa da Vitória" que vai comemorar a compra da Fazenda 7 Mil pelo Governo Federal para o assentamento de famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, também é aguardado para o evento, que começa às 10h com uma visita ao assentamento e com a colheita simbólica do feijão plantado na Fazenda.

A Fazenda 7 Mil tem mais de 14 mil hectares e foi ocupada no dia 08 de abril de 1997 por 800 famílias sem-terra após o Incra declarar o imóvel improdutivo. Hoje, a área é um pólo de desenvolvimento econômico e influencia a economia da região. Na safra 2002/03 foram colhidos e comercializados 510 mil sacas de milho de 60 kg, 250 mil sacas de feijão de 60 kg e 80 mil arrobas de algodão. A patrulha de máquinas atual é composta por 160 tratores equipados, 29 caminhões e nove colheitadeiras, além de animais e equipamentos de tração animal.

Toda esta infra-estrutura produtiva não recebeu nenhum recurso público até o momento. Mesmo assim, a maioria das famílias está vivendo em casas com energia elétrica e água encanada. Na área educacional são 358 alunos no ensino fundamental, 180 no ensino médio e 11 turmas de Educação de Jovens e Adultos com 29 educadores.

Além da colheita simbólica, o MST programou um churrasco comunitário gratuito e show popular com a participação de Pereira da Viola, Três de Paus e cantores do Movimento. À noite, está previsto um grande baile popular. 

Voltar ao topo