Requião negocia parceria entre portos do Chile e o de Paranaguá

O governador Roberto Requião, que lidera uma missão governamental e empresarial no Chile, esteve nesta sexta-feira nos dois principais portos públicos do país. Pela manhã, visitou o Porto de Valparaiso, considerado o mais importante, e à tarde conheceu o de San Antonio, o maior em movimento de cargas.

A visita serviu para que o governo do Paraná pudesse obter informações detalhadas sobre os dois terminais e repassar dados sobre o Porto de Paranaguá. “É o início de um intercâmbio entre portos latino-americanos para fortalecer os negócios de empresas paranaenses dentro do Mercosul”, avaliou Requião.

Os portos chinelos, disse ainda o governador, serviram de referência para a criação da Lei de Modernização dos Portos no Brasil, em 1993. “Além de serem terminais de carga, são portos que se diferenciam dos demais porque se destacam pela integração com a comunidade e pelo potencial turístico”.

O Porto de Valparaiso, por exemplo, além de ter movimentado 6 milhões de toneladas de mercadorias em 2003, recebeu no ano 41 navios turísticos com 172 mil passageiros. Perfeitamente integrado à cidade, o porto é bastante limpo porque não movimenta grãos e, por isso, também é uma atração dentro do Chile.

Paranaguá

Integrante da comitiva, o superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião informou que assina na próxima terça-feira a ordem de serviço para os serviços de concretagem dos 25 quilômetros de ruas que dão acesso ao terminal. “O investimento é de R$ 20 milhões e a obra deve estar concluída num prazo de 180 dias”, revelou.

Eduardo Requião anunciou também que já está dando início ao projeto de implantação do Cais Oeste. “Já obtivemos licença ambiental para as obras e estamos iniciando os serviços de dragagem”. O superintendente do porto paranaense disse ainda que a abertura das propostas para a execução dos serviços será feita em 40 dias.

Acrescentou que o Porto de Paranaguá já está com seu plano de segurança aprovado. O plano é uma exigência internacional. Só podem realizar exportações os portos que atendem determinadas providências. “Paranaguá foi o único porto que licitou o projeto e, por isso, obteve o melhor preço. O nosso plano também é considerado pelo governo federal o melhor do país”.

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