Requião isenta produtores de álcool do pagamento de ICMS

O governador Roberto Requião assinou na manhã de hoje o decreto n.º 1916, que suspende o pagamento do ICMS na operação de saída interna de álcool combustível para depósito em estabelecimento de terceiro, até 30 de novembro deste ano.

“A autorização para a transferência de estoques do produto entre as unidades produtoras e para depósitos comuns vai resolver o problema de estocagem do álcool até o fim da atual safra”, comemorou o presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), Anísio Tormena.

“A medida facilita a vida dos empresários do setor e permite que o fluxo da safra corra normalmente”, acrescentou Tormena. Segundo ele, cerca de oito unidades produtoras, que estão com problema de tancagem, serão beneficiadas com o decreto governamental. “Construir um tanque demanda tempo e investimentos. Com essa medida, os produtores que estão com suas unidades superlotadas poderão transferir o produto sem ônus”, disse.

O Paraná produziu neste ano 1,1 bilhão de litros de álcool combustível, com acréscimo de 12% em relação à safra de 2002. Essa produção deverá atender toda a demanda do período de entressafra, que começa em dezembro e se estende até o mês de abril.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, o superintendente da Alcopar, José Adriano da Silva Dias, e o vice-presidente da entidade, Sidney Meneghetti, também estiveram presentes à assinatura do decreto pelo governador e pelo chefe da Casa Civil, Caíto Quintana.

Voltar ao topo