Requião e Adauto buscam solução para obras no Porto

O governador Roberto Requião recebe nesta terça-feira (21) o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, para uma reunião de trabalho no Porto de Paranaguá. O encontro – que terá a participação do secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, e do superintendente do porto Eduardo Requião ? permitirá aos governos federal e do Paraná negociar diversas questões relacionadas ao desenvolvimento do terminal.

Um deles se refere a mudança de “delegação” para “concessão” do porto. Até o ano passado, o porto era uma concessão do Governo Federal para o Estadual e voltou a ser uma delegação o que, para a direção do porto, passou a criar conflitos entre as legislações federal e estadual. “A volta da concessão apararia estas arestas”, defende o superintendente Eduardo Requião.

A recuperação das vias de acesso ao Porto de Paranaguá, num total de 14 quilômetros de extensão, será outro dos assuntos a ser discutido. Um convênio firmado entre a direção do porto e o governo poderá garantir o repasse de R$ 12 milhões para as melhorias. Segundo Eduardo Requião, o porto poderá solicitar o envio de recursos para a licitação das obras, com a contrapartida da administração portuária, que irá arcar com os custos do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) do projeto.

A recuperação dessas vias busca diminuir o impacto que os mais de 1,3 milhão de caminhões/ano trazem às ruas da cidade. “Paranaguá, com mais de 350 anos, não está preparada estruturalmente para receber tantos veículos pesados e, por isso, sofre com o trânsito de caminhões diariamente”, explica ainda Eduardo Requião.

Desenvolvimento

Com uma faixa portuária de cerca de 2,6 quilômetros, o Porto de Paranaguá ocupa a segunda colocação entre os mais importantes do País. Em dois anos consecutivos o terminal paranaense superou a marca dos 28 milhões de toneladas movimentadas, com maior destaque para o complexo soja, produto que o coloca como um dos principais da América Latina na exportação de grãos.

Pelo crescimento de sua movimentação e de negócios firmados com novos clientes, a comunidade portuária aguarda a continuidade do processo de licitação para ampliação do cais em mais 820 metros. Com as obras, orçadas em cerca de R$ 190 milhões, o Porto de Paranaguá contará com novos três berços de atracação, que se somam aos 16 existentes. Além do aumento do cais a Oeste, o porto também precisa ser ampliado em mais 170 metros no sentido leste, onde está instalado o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), responsável pela obra.

O processo de licitação, que estava na fase de análise das propostas, foi suspenso por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que argumenta a necessidade de maior transparência em todas as concorrências públicas a partir de agora. Quatro consórcios e uma empresa apresentaram propostas. Segundo o Ministério dos Transportes, a suspensão não significa veto.

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