?O Governo do Paraná fez a opção pelo software livre. Uma opção técnica mas, acima de tudo, uma opção política, pois o software livre atinge a informática pública, a economia, possibilita maior aproveitamento do conhecimento pelas universidades, o fomento de novas empresas e a manutenção de dinheiro no Estado?. A declaração foi feita pelo governador Roberto Requião em mensagem enviada aos participantes da III Conferência Latino-Americana de Software Livre ? Latinoware 2006, aberta nesta quinta-feira, 16, no Parque Tecnológico de Itaipu em Foz do Iguaçu, numa realização da Hidrelétrica Binacional e da Celepar ? Informática do Paraná.

continua após a publicidade

Na mensagem transmitida pelo presidente da Celepar, Marcos Mazoni, o governador enumera os avanços conquistados pelo Estado com o uso e o desenvolvimento de programas de computador de código aberto. ?Só o software livre possibilitou o programa Paraná Digital, com a instalação de laboratórios de informática em todas as escolas públicas; uma centena de telecentros Paranavegar espalhados nas cidades de menor IDH, dando acesso à internet onde, sem a presença do Estado, esta ferramenta demoraria anos para lá chegar?.

Requião destacou ainda que ?o Expresso, correio eletrônico corporativo que o Governo do Paraná utiliza, e eu utilizo, viabilizou o aumento de 10 mil para 60 mil contas de e-mails para os servidores públicos. Usamos a filosofia do software livre para criar o portal Dia-a-Dia da Educação, solução que compartilhamos com os estados de Santa Catarina e Sergipe?.

A mensagem do governador lembrou ainda que, somente com licenças, o Paraná economizou R$ 127,3 milhões em 3,5 anos. Depois de agradecer as comunidades de software livre que têm produzido e disponibilizado códigos de computador pelo mundo afora, a mensagem do governador salienta que o Estado do Paraná é um aliado na luta pela liberdade do conhecimento.

continua após a publicidade

Integração

Para o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, mais do que gerar códigos de computador, o software livre também é uma ferramenta de integração dos povos através do conhecimento. ?Trata-se de um instrumento de solidariedade para a construção de um mundo justo e fraterno?, destacou o presidente da Celepar. A mesma opinião foi comprtilhada pelo presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, anfitrião da Conferência.

continua após a publicidade

Encontro

A Latinoware prossegue até a tarde desta sexta-feira com a participação de 1.400 usuários, desenvolvedores, estudantes, professores e técnicos de todos os estados do Brasil e de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina, França, Estados Unidos, Finlândia, entre outros.

No total, o evento está apresentando 80 palestras, 11 mini-cursos e várias exposições de projetos sobre software livre. As diversas soluções desenvolvidas pela Celepar para o Governo do Paraná também fazem parte da grade de apresentações da Latinoware.