Requião conclui anúncio dos nomes do 1.º escalão

O governador eleito Roberto Requião (PMDB) fechou ontem o primeiro escalão da sua equipe, indicando o médico Cláudio Xavier para a Secretaria da Saúde e o engenheiro Luiz Dernizo Caron para a Secretaria de Obras.

O médico Nizan Pereira, que já foi secretário de Saúde no primeiro governo de Requião e estava cotado para assumir novamente a pasta, foi contemplado com a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.

O futuro secretário da Saúde foi o formulador do plano de governo para a área. Ele é pediatra da Maternidade Santa Brígida em Curitiba. Para a direção geral da secretaria, o governador eleito indicou o economista Manoel Carlos. Xavier disse ontem que considerou uma honra o convite de Requião e que há muito para ser feito na área de saúde. O futuro secretário disse ainda que pretende ter a colaboração de petistas ligados à área de saúde na sua gestão.

Luiz Dernizo Caron é o representante do PPS no governo. Ele foi o coordenador do plano de governo do então candidato do partido, deputado federal Rubens Bueno. Requião deu livre escolha de cargos a Bueno, que recusou todos os convites. O deputado federal eleito César Silvestri chegou a ser cotado para assumir a área de Transportes, mas não houve acordo. O deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB) foi reconfirmado como secretário de Estado dos Transportes.

Caron é engenheiro civil e trabalhou na Sanepar, onde ocupou várias funções, inclusive a de representante dos funcionários no Conselho de Administração da empresa, eleito pelos funcionários, e assessor da presidência. O engenheiro César Benoliel vai assumir o Departamento de Construção de Obras do Estado – Decom.

Funções ampliadas

O advogado Luís Carlos Delazari vai ser o corregedor – ouvidor do Estado. A atual Secretaria da Ouvidoria Geral vai ter suas funções ampliadas, englobando também as atribuições da corregedoria. A nova secretaria, além de investigar denúncias, vai procurar também tornar mais transparentes as licitações públicas e as decisões de governo. No governo anterior de Requião, Delazari foi o procurador-geral da Justiça. Hoje ele é o secretário geral do PMDB do Paraná.

Segurança

Nos primeiros meses do governo, Requião vai acumular a Secretaria da Segurança.

Para diretor-geral da secretaria, ele chamou o perito criminal Luís Gabriel Costa Passos. Ele ocupou a mesma função entre 1983 e 1987, no governo José Richa. Na administração de Requião, na Prefeitura de Curitiba, Luís Gabriel foi diretor financeiro da Cohab. Na primeira administração de Requião no governo do Estado ele foi diretor do Instituto de Criminalística do Paraná. Luis Gabriel é perito criminal desde 1974.

Meio Ambiente

O agrônomo Rasca Rodrigues foi indicado ontem para a presidência do Instituto Ambiental do Paraná – IAP. Rasca preside o Sindicato dos Engenheiros do Paraná.

Voltar ao topo