O governador Roberto Requião assinou nesta quarta-feira (6) autorização para o início imediato das obras de pavimentação de 8.699 metros de sete importantes ruas no município de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba.

?Os moradores de Campo Magro foram ignorados e abandonados nos últimos anos. O município está situado numa área de preservação ambiental e contará com todo o apoio do governo para que possa crescer?, afirmou o governador.

Requião disse ainda que é preciso, no entanto, que a prefeitura, as empresas e a população tenham sempre em vista os cuidados com o meio ambiente aliados à melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

O governador afirmou que sua preocupação com a preservação ambiental dos municípios da Região Metropolitana é tentar evitar que aconteça no Paraná a degradação ocorrida na China.

?Hoje os chineses são obrigados a conviver, por exemplo, com chuvas ácidas por causa da poluição. A degradação do meio ambiente é o primeiro passo para a destruição do homem?, alertou.

Investimentos

As obras de pavimentação em Campo Magro terão um custo total de R$ 702 mil, serão executadas com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/ParanaCidade e vão contar com uma contrapartida de 20% pela prefeitura.

As ruas localizadas nos bairros Boa Vista, Jardim Cecília e Viviane – receberão asfalto e, em alguns casos, paralelepípedo. Também vão receber galerias pluviais, obras de drenagem, calçadas, placas de sinalização e obras de jardinagem.

Durante a solenidade, Requião pediu para que a população ajude o governo a fiscalizar a qualidade das obras. ?O dinheiro para essas obras é do sofrido imposto pago pelos paranaenses. Por isso, a prefeitura e o povo precisam ficar de olho nas empreiteiras e fiscalizar a qualidade dos serviços?, alertou.

Mananciais

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, lembrou que Campo Magro exerce um importante papel ao preservar os mananciais que fornecem água para boa parte da população que reside em Curitiba.

?É por isso que o governo está empenhado em ser um forte aliado da prefeitura na tentativa de melhorar a qualidade de vida daqueles que moram em Campo Magro. Esse é o primeiro convênio de muitos que firmaremos durante esse ano para fortalecer a parceria entre o governo e a prefeitura?, disse Adur.

O prefeito Hilton Bozza explicou que o município possui cerca de 348 quilômetros de ruas e avenidas e que apenas 10% contam com asfalto. ?Junto com o governo estamos vencendo mais um desafio, que é melhorar a infra-estrutura do município. As obras representarão mais segurança para os pedestres porque contarão com calçadas?, explicou.

Também participaram do evento o secretário especial para Assuntos da Região Metropolitana, Edson Strapasson, e o deputado estadual Carlos Simões.

Obras em 90 dias

O governador Roberto Requião afirmou também que as obras de recuperação e pavimentação dos 123 quilômetros da PR-090, entre os municípios de Campo Magro e Piraí do Sul, devem começar nos próximos 90 dias.

Requião explicou que os engenheiros 10.º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército estão finalizando os trabalhos de topografia do terreno para dar início às obras.

?Estamos recuperando a antiga estrada dos tropeiros para criar condições para que o belo município de Campo Magro explore com mais eficiência o turismo ecológico e rural. A estrada receberá toda a infra-estrutura para garantir segurança aos moradores e conforto ao turista?, disse.

Para o prefeito Hilton Bozza, as obras de recuperação dos 12 quilômetros da Estrada do Cerne entre Campo Magro e Campo Largo são as mais significativas já realizadas por qualquer governo na região.

?Essa estrada foi criada na década de 80 e nunca foi recuperada. Houve muitas mortes desde então por causa da falta de calçadas e muitos acidentes fatais pela péssima condição da pista?, afirmou.