Requião autoriza licitação para restaurar Caminho do Itupava

O governador Roberto Requião autorizou a realização de uma licitação para restaurar o Caminho do Itupava, na Serra do Mar. Está permitida a tomada de preços para recuperação dos 22 quilômetros de extensão da trilha, que liga o município de Quatro Barras a Morretes. O orçamento previsto para as obras é de R$ 624 mil, provenientes do convênio de cooperação financeira firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e o banco alemão KfW para execução do Programa Pró-Atlântica.

O Caminho do Itupava está localizado em uma área considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera, composta principalmente por mata atlântica. Além disso, faz parte da Área de Tombamento da Serra do Mar e está cadastrada junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Arqueológico.
A trilha foi construída em 1625, antes mesmo da criação da Estrada da Graciosa, e a última melhoria realizada foi o calçamento com pedras – feito no século XIX. O serviço arqueológico de restauro será complementado com sete passarelas, duas de metal e cinco de madeira. Também serão instalados corrimãos e escadas em áreas íngremes.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o objetivo das obras de recuperação é proteger e valorizar o patrimônio natural. “Queremos democratizar o acesso à esta trilha, incentivando o turismo ecológico na região”, destacou o secretário.

Além da Secretaria do Meio Ambiente, participam das obras de restauração as Secretarias de Cultura, Segurança Pública e Turismo, Instituto Ambiental do Paraná e prefeituras municipais de Quatro Barras e Morretes.

Voltar ao topo