Requião autoriza construção de Centro de Detenção de Cascavel

O governador Roberto Requião autorizou a abertura de procedimento licitatório para a construção do Centro de Detenção e Ressocialização de Cascavel. A obra terá um custo previsto de R$ 12 milhões e vai abrir mais 864 vagas no sistema penitenciário estadual. “A unidade é uma reivindicação de mais de 20 anos da cidade e vai contribuir para a redução da superlotação das cadeias públicas da região”, disse o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello.

O edital de licitação deverá ser divulgado a partir de segunda-feira pela Secretaria de Estado de Obras Públicas. A unidade será implantada em terreno do Estado, aos fundos da Penitenciária Industrial de Cascavel, e terá 9.980 metros quadrados de área construída coberta. Segundo Parzianello, “a previsão de conclusão é de no máximo nove meses a partir da ordem de serviço”.

Segundo o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, essa ação do governo vai resolver grandes problemas do município na área de segurança pública. “A situação aqui é preocupante, já enfrentamos três rebeliões nos últimos anos em razão da superlotação da cadeia pública. Essa autorização para o início do processo de licitação demonstra, mais uma vez, a grande sensibilidade que Requião tem não só por Cascavel, mas por todo o Paraná”, afirmou.

O Centro de Detenção e Ressocialização de Cascavel terá capacidade para abrigar presos provisórios e condenados, devidamente separados em 144 alojamentos que vão disponibilizar as 864 vagas. Além dos alojamentos, a unidade terá 96 celas individuais para atender o setor de triagem e de medidas de segurança.

Voltar ao topo