O governador Roberto Requião anunciou nesta quinta-feira (24) uma grande operação policial, que será iniciada nos próximos 30 dias para acabar com os crimes e o narcotráfico. "Queremos que Foz do Iguaçu seja o destino turístico mais seguro do país. Vamos limpar a cidade do crime organizado", afirmou.

continua após a publicidade

A operação policial para melhorar a segurança do município começará com 1.400 homens na rua realizando várias blitz. Depois, será implantado pelo governo do Estado o projeto Povo, reforçando as ações com uma polícia comunitária. "Não concordo com a saturação de policiais na rua. A violência tem que ser combatida com inteligência e racionalidade", acrescentou o governador.

O governador considera que a questão da violência em Foz do Iguaçu é uma conseqüência do fim das obras da hidrelétrica de Itaipu, que deixou muitos desempregados na região. "Não podemos resolver o problema da miséria apenas com a polícia. Vamos resolver com amor, com solidariedade e com empregos", afirmou.

Para a geração de empregos, o Governo do Paraná está dando incentivos para a instalação de novas empresas, com a dilação de prazos para o pagamento de ICMS de até 8 anos, e com a isenção do imposto no caso das pequenas empresas. Também foi dado o diferimento para a energia elétrica de 4 anos, tornando a energia do Paraná, que já é a mais barata do país, 38% mais em conta.

continua após a publicidade

Benefícios

O governador Roberto Requião anunciou também outros benefícios para Foz do Iguaçu depois de um encontro que teve com o prefeito do município Paulo Mac Donald. O Governo do Estado vai transferir o prédio do antigo Hotel Rafain para a prefeitura e irá transforma-lo em um centro de artesanato municipal.

continua após a publicidade

Também foi anunciada a implantação de uma escola padrão para o básico e fundamental, com uma ampla área esportiva, que funcionará nos mesmos moldes do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, bem como a implantação de uma escola técnica, que funcionará como um braço do Cefet no município. "As ações de parceria da prefeitura com o Governo do Estado começaram na administração municipal anterior e continua nesta", afirmou o governador.

Para o prefeito Paulo Mac Donald, esta visita do governador Roberto Requião foi muito produtiva, já que pela primeira vez puderam conversar sobre o município. "Fiquei surpreso com a disposição dele para trabalhar. É um excelente começo para mim", disse o prefeito de Foz do Iguaçu.