Requião analisa pleitos da Igreja com arcebispo

O governador Roberto Requião recebeu nesta segunda-feira (11) no Palácio Iguaçu o arcebispo de Curitiba, dom Moacir Vitti. Durante o encontro, eles discutiram a retomada dos estudos religiosos na rede estadual de ensino, a criação e transmissão pelas rádios AM e FM da Rede Educativa de um programa ecumênico com temas religiosos e, ainda, a preservação da área do santuário de Nossa Senhora do Roccio, em Paranaguá.

Requião assegurou que as obras desenvolvidas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em Paranaguá não vão tirar espaço do santuário. ?Ao contrário disso, a intenção do governo é valorizar o local de perigrinação para que haja uma real perspectiva de turismo religioso em Paranaguá, assim como fizemos com o caminho do Peabiru?, garantiu.

Dom Moacir afirmou que ficou aliviado com a notícia. ?Essa era uma preocupação de toda a comunidade de Paranaguá e também de todos os bispos, que solicitaram que eu discutisse o assunto com o governador?, disse.

O governador e dom Moacir Vitti também analisaram a participação da Igreja Católica no próximo Festival de Música Gospel. ?Nossa intenção é que os grupos católicos também participem do festival, que hoje é ocupado quase que exclusivamente pelos evangélicos?, disse Requião.

?Também queremos aprofundar a discussão sobre os temas cristãos através da rede de comunicação do governo do Estado. Mas é preciso que seja feita de forma ecumênica e com a participação de todas as religiões?, afirmou Requião.

Papa – Durante o encontro, o arcebispo e o governador conversaram ainda sobre a criação da Arquidiocese de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e sobre a morte do papa João Paulo II.

?O pontífice escolhido para substituí-lo terá uma missão difícil por causa da sua referência sólida junto à igreja e aos católicos de todo o mundo?, disse Requião.

O arcebispo agradeceu ao governador pela transmissão pela RTVE, na semana passada, da missa de sétimo dia do falecimento do papa João Paulo e também pela homenagem feita pela Secretaria de Comunicação com o pôster do pontífice nos pontos de ônibus de Curitiba.

Os interessados em adquirir o pôster podem telefonar para a Secretaria de Relações com a Comunidade. O número é 350-1273

Voltar ao topo