Repasse federal para o Pan no Rio atinge R$ 1,3 bilhão, diz ministro

Rio – Os repasses do governo federal para os Jogos Pan-Americanos de 2007 passaram de 17% para 50% do financiamento, o que corresponde a cerca de R$ 1,3 bilhão. O balanço foi apresentado hoje (26) pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, durante reunião do Comitê Interministerial para o Pan.

"Esse dinheiro está sendo investido em quase todas as áreas, como preparação da delegação, infra-estrutura esportiva, segurança na promoção do país, além da própria cerimônia e passagem da tocha por algumas cidades do país e das Américas", disse o ministro.

Orlando Silva Júnior também informou que as obras da Vila Olímpica, em Deodoro, zona norte do Rio, deverão ser iniciadas nos próximos dias. A previsão é que em maio de 2007 o trabalho esteja concluído. "Tudo deverá estar pronto, inclusive para o torneio internacional de pentatlo, que servirá como teste", informou.

O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, que também participou da reunião, anunciou licitação para a compra de aparelhos de radiocomunicação e 28 aeronaves que serão entregues ao Rio, num esquema que não prevê contrapartida por parte da prefeitura. O edital já estaria sendo finalizado e o resultado deve sair em 90 dias. "Esses equipamentos vão servir para atender à demanda dos Jogos e ainda ficarão como legado permanente para a segurança da cidade", disse.

Os Jogos Pan-Americanos serão realizados nos meses de julho e agosto de 2007, com a participação de mais de 5 mil atletas de 42 países.

Voltar ao topo