Relatório do IAP aponta 20 construções irregulares na Ilha do Mel

O governador Roberto Requião recebeu nesta segunda-feira, durante a reunião da Operação Mãos Limpas, um relatório com os resultados da avaliação realizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nas construções da Ilha do Mel.

O levantamento, que foi entregue ao governador pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, aponta 20 casos comprovados de irregularidades e desrespeito à legislação ambiental em construções na ilha. “Esses casos serão encaminhados aos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Vamos, também, notificar a Copel e a Companhia de Água e Saneamento de Paranaguá ? Cagepar, para que o fornecimento de energia elétrica e água seja suspenso nessas residências”, disse Rasca.

Um levantamento do IAP na Ilha constatou 58 casos de construções irregulares, muitas delas embargadas diversas vezes. Rasca citou o caso de uma pousada de 869 metros quadrados, que tinha autorização para construir até 150 metros quadrados. “A Ilha não é local para atrair turistas nem para se desenvolver atividades econômicas desse porte, pelo risco ambiental que representa”, lembrou o presidente do IAP. Segundo ele, pousadas desse tamanho e excesso de visitantes aumentam o problema já existente de lixo e falta de água potável na Ilha do Mel.

De acordo com Rasca, o Ministério Público Federal se comprometeu em agilizar os procedimentos jurídicos para que as audiências públicas aconteçam no máximo em 20 dias a partir do envio dos casos. “As transgressões à legislação ambiental terão tratamento rápido e vão ser um grande transtorno para quem insistir nas irregularidades”, garantiu o presidente do IAP.

Voltar ao topo