Relatório da CPT mostra campo mais violento; Paraná é destaque

Este ano o número de ocupações, conflitos, prisões e assassinatos no campo aumentou consideravelmente em todo país em relação ao mesmo período de 2002. Uma das estatísticas que mais preocupam é a de assassinatos. Até setembro deste ano foram 60, contra 30 do ano passado.

As ocupações também tiveram um salto, são 259 contra 148. O Paraná ocupa posição de destaque no cenário nacional, está em terceiro entre os estados no número de ocupações. Até agora foram 29, contra 5 de 2002. Os números foram divulgados hoje pela Comissão da Pastoral da Terra (CPT).

O secretário executivo da CPT no Paraná, Jelson Oliveira, afirma que o aumento no número de invasões tem duas explicações. Uma delas, foi a expectativa criada em relação reforma agrária quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do País, já que o assentamento das famílias era uma de suas principais metas. A outra, é a demanda que ficou reprimida no governo de Fernando Henrique Cardoso. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo