A pedido do prefeito Cassio Taniguchi, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) elaborou um relatório especial que registra e avalia todas as políticas públicas desenvolvidas no município de Curitiba nos últimos oito anos. O relatório "Avaliação das Políticas Públicas Municipais de Curitiba – 1997 a 2004" já está disponível para consulta pública na página do Imap na internet www.imap.org.br .
Baseado em estatísticas apuradas por entidades governamentais brasileiras e também por fontes estrangeiras, o relatório revela o perfil de Curitiba depois de oito anos de trabalho de Cassio Taniguchi à frente da Prefeitura. Foram avaliadas as seguintes políticas públicas: abastecimento alimentar, ação social, cultura, desenvolvimento econômico, educação, esporte e lazer, evolução urbana, habitação, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e segurança.
"Avaliar o trabalho é essencial para avançar. Pelo relatório, é possível conhecer quais foram as ações de maior impacto, os projetos que devem ser ampliados e o que ainda precisa ser aperfeiçoado. Também é uma comprovação técnica dos bons resultados das políticas públicas que adotamos nesses oito anos", afirma o prefeito.
Cassio destaca como exemplo o crescimento da renda das famílias em quase todos os bairros da cidade, especialmente nas regiões consideradas mais carentes. "O mapa da renda da cidade faz parte do relatório de avaliação e mostra que o crescimento econômico se espalhou pelos bairros mais distantes do centro. É fácil perceber que o aumento da renda também acompanhou o traçado do Linhão do Emprego, nosso maior projeto de trabalho e renda", explica ele.
Antes e depois
Enquanto o relatório de avaliação apresenta dados técnicos e estatísticos, as imagens da transformação da cidade são mostradas em outro trabalho do Imap: "Curitiba – há 8 anos, uma cidade melhor pra viver". São fotografias das principais obras e projetos municipais. Em vários deles, o registro fotográfico revela a imagem dos locais antes e depois da intervenção da prefeitura.
Já na primeira página da coletânea de imagens é possível ver oito momentos diferentes da construção do Linhão do Emprego, desde a rua sem asfalto até a grande avenida com toda infra-estrutura social e urbana implantada pelo município.
As realizações estão divididas em oito partes, uma para cada região administrativa da cidade. No início de cada seção, uma fotografia aérea dos bairros indica a localização de cada uma das obras e projetos. Assim, quem visitar o site do Imap poderá conferir o que foi feito perto de casa ou do outro lado da cidade.
O relatório de avaliação de políticas públicas e a coletânea de fotografias também estão disponíveis para consulta no formato de livro. Para conhecer o trabalho pessoalmente, qualquer pessoa pode visitar o Imap no 10º andar do edifício Delta, na Avenida João Gualberto, 623.