Relator inicia leitura de parecer sobre o deputado Josias Gomes

O Conselho Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados analisa hoje (28) o parecer do deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) sobre o processo disciplinar contra o deputado Josias Gomes (PT-BA). Thame iniciou há pouco a leitura do relatório.

De acordo com relator, este é um caso que tem "características muito diferentes dos outros que passaram pelo conselho", tendo em vista que o deputado reconheceu ter recebido os recursos.

Mendes Thame não adiantou o voto, que será dado após a leitura do relatório e a manifestação da defesa de Josias Gomes. Ele prevê, no entanto, que haverá pedido de vista, com base em todos os casos que passaram pelo conselho. O pedido adiaria, assim, a votação do parecer.

Josias Gomes foi acusado pelas comissões parlamentares de inquérito dos Correios e da Compra de Votos de se beneficiar de recursos do caixa dois do PT, repassados pelo empresário Marcos Valério de Souza.

Em depoimento ao Conselho de Ética, o parlamentar baiano confirmou o recebimento de R$ 100 mil para pagar despesas de campanha do partido na Bahia em 2002. Ele disse que acreditava na legalidade dos recursos.

Voltar ao topo