Ao liberar 18 dos 20 cursos da Universidade Estadual de Maringá que estavam sob avaliação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o governador Roberto Requião resgata a dignidade da instituição. Pelo seu porte, seria muito difícil administrar a UEM com 20 cursos reprovados pelo Estado. Afinal, trata-se da maior universidade do interior paranaense e uma das mais importantes do país.

A opinião parte do reitor Gilberto Pavanelli, ao agradecer publicamente o governo estadual pela decisão que trouxe tranqüilidade à comunidade universitária maringaense. Na sua visão, a análise do processo de reestruturação de cada curso liberado foi feita com “muita ética e paciência” pelo governo do Estado. Isto implicou na revisão de projetos pedagógicos, necessidade de novas contratações e compromisso de desembolso financeiro para garantia da alta qualidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Final feliz

Pavanelli, ao elogiar o “final feliz”, credita-o a Requião, ao vice-governador Orlando Pessutti e ao Secretário Aldair Rizzi. “O governo teve a sensibilidade para concluir que os cursos avaliados eram – e são fundamentais – porque respeitam a vocação das regiões para as quais foram criados”, observa. A UEM mantém extensões em Umuarama, Goioerê, Cianorte, Cidade Gaúcha, além de um centro de pesquisa em Diamante do Norte.

Dentre os cursos regularizados, oito estavam com os vestibulares suspensos e foram implantados em 2000. São eles: Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção (com habilitação em Agroindústria, Confecção Industrial, Construção Civil e Software); Engenharia Mecânica; Estatística; Filosofia; e Secretariado Executivo Trilingüe. Todos funcionam no câmpus de Maringá.

Foram também liberados os cursos de Veterinária, Agronomia, Tecnologia em Meio Ambiente e Tecnologia em Alimentos, em Umuarama; Engenharia Agrícola, do campus de Cidade Gaúcha; Design e Moda, de Cianorte. Continuam sob avaliação” Tecnologia em Construção Civil (Umuarama) e Música (Maringá). O próximo vestibular acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade