Reforma não reduzirá carga tributária, diz Receita

O Brasil está entre os países do mundo com a maior carga tributária mas a proposta de reforma constitucional não prevê a mudança alguma nessa situação. Segundo o coordenador-geral de política tributária da Receita Federal, Márcio Verdi, a proposta de reforma tributária enviada ao Congresso Nacional vai mexer apenas na distribuição e organização dos impostos. “A proposta do governo de reforma tributária prevê a manutenção do nível da carga tributária. O ministro [da Fazenda, Antonio Palocci] não levanta hoje a possibilidade de redução da carga em função da forte necessidade de ajuste fiscal dos três entes da federação”, disse Verdi.

Estudo divulgado hoje pela Receita mostra que o país tem a maior carga tributária da América Latina. No ano passado, a carga tributária brasileira atingiu 35,86% do Produto Interno Bruto (PIB). Este percentual chega a ser superior a de países como os Estados Unidos, onde a carga varia de 30% a 33% do PIB.

Apesar da necessidade de manter o atual patamar de carga tributária para financiar o ajuste fiscal, a Receita não deve elevar o peso dos impostos. Segundo Verdi, o governo está trabalhando numa proposta que mantém o nível da carga tributária resultante da reforma.

Voltar ao topo