Reforma de pista ampliará horário de Congonhas

O Aeroporto de Congonhas funcionará duas horas a mais durante a reforma da pista auxiliar. O início da obra ainda não foi definido, mas o novo horário do aeroporto será das 5h30 à 0h30. Hoje, funciona das 6 às 23 horas. A proposta foi apresentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ontem (10), em audiência pública. E, apesar do pedido dos moradores da região para que os vôos não passem da meia-noite, a orientação da Anac foi mantida.

‘Não concordamos, mas não podemos atrapalhar a reforma. Afinal, os moradores também são usuários do aeroporto’, conformou-se a presidente da associação de moradores de Moema, Lígia Horta. Ela alertou que acompanhará de perto o processo, para que a alteração não se torne permanente. Para a diretora da Anac, Denise Abreu, houve compreensão por parte da população de que a obra é imprescindível. ‘Não houve oposição veemente.

O número de pousos e decolagens por hora também deverá cair de 48 para 37, mas não haverá desvios de vôos para outros aeroportos. As operações serão redistribuídas ao longo do dia e nas duas horas extras. ‘Vamos coordenar os movimentos, a aviação geral (táxis aéreos, aviação executiva) terá que informar a hora de partida e chegada dos aviões. O que não acontece hoje’, disse Denise.

Diariamente são realizados 620 pousos e decolagens em Congonhas. O movimento é maior em quatro períodos – das 7 horas às 7h59, das 16 horas às 16h59, das 18 horas às 18h59 e das 20 horas às 21h59. Apenas os vôos fretados serão transferidos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A obra deve durar quatro meses, segundo a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Mas a interdição total da pista não deve ultrapassar 75 dias. ‘Agora vamos sentar com a Anac e definir quando começar. O projeto e a contratação já estão feitos, se definirmos que começa amanhã, estamos prontos’, garantiu o superintendente de engenharia e empreendimento da Infraero, Armando Schneider.

O cronograma previa o início da reforma em 1º de fevereiro, mas o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) pediu a transferência para depois do carnaval. A data da obra na pista principal não foi mencionada. São feitos 30% dos movimentos na pista auxiliar.

Com 1.495 metros de comprimento, a pista tem fissuras. ‘Ela foi construída na década de 50 com bases de concreto que estão rachadas’, explicou o arquiteto da empresa Rogério Barata. Na reforma, orçada em R$ 15 milhões, a pista vai ganhar acostamento passando de 49 para 54 metros de largura. A camada de asfalto será removida para a recuperação das placas de concreto, o balizamento e o grooving (fissuras no solo para escoar a água) serão refeitos.

A obra é considerada indispensável por todos os sindicatos e associação do setor. Mas todos acham necessária a construção de outro aeroporto, pois o terminal São Paulo (que inclui os aeródromos) já está saturado.

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