O governador Roberto Requião determinou ao secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, que, até o fim do ano, não seja mais permitida a permanência de policiais militares e civis por período superior a dois anos, na região de Foz do Iguaçu. “Quero um rodízio permanente na área de fronteira. A prioridade é acabar com a corrupção policial e diminuir os índices de criminalidade em Foz do Iguaçu, para que os turistas tenham tranqüilidade e a cidade seja a mais segura do Estado”, enfatizou o governador.

A decisão foi tomada na reunião da Operação Mãos Limpas desta segunda-feira, quando o governador solicitou também uma levantamento do número de policiais civis e militares que atuam na região da fronteira. Também por determinação de Requião, as remoções não poderão ser feitas para municípios próximos, para evitar que esquemas de corrupção permaneçam, mesmo com a transferência dos policiais.

Delazari lembrou que a troca de policiais já tem sido feita com freqüência. “Nas últimas semanas foram presos ou removidos no mínimo 20 policiais na região da fronteira, durante operações realizadas pela Secretaria da Segurança”. Segundo o secretário, “por ser uma área de múltiplas oportunidades, a fronteira gera mais criminalidade e, com o esquema de rodízio, o envolvimento de policiais com a corrupção e o crime pode ser reduzido significativamente”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade