Reflexos negativos de acidente com trem na serra afetam turismo

Preocupado com embargo da ferrovia Paranaguá/Curitiba e os seus reflexos no fluxo turístico na Serra do Mar, o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, enviou ofício ao diretor presidente da ALL, Alexandre Behring, manifestando suas preocupações e solicitando providências. “Trata-se de uma estrada de ferro histórica, com obras de arte que merecem extremo cuidado e manutenção freqüente. Por isso, a empresa deve uma ampla explicação à sociedade sobre as causas do acidente, assim como esclarecer de que forma serão apuradas as responsabilidades”, diz o secretário.

A interrupção do trecho ocorreu em função do acidente do último dia 19, quando uma composição de cargas da América Latina Logística (ALL) descarrilou e 35 vagões carregados com milho, farelo de soja e açúcar despencaram de uma altura de 55 metros, danificando a estrutura da centenária ponte sobre o rio São João.

Segundo Souza Caron, o acidente atinge consideravelmente a atividade turística no Paraná, principalmente no eixo capital/cidades litorâneas, onde o turismo, por meio da ferrovia, é operado pelos trens de passageiros da Serra Verde Express. “Essa opção de transporte na Serra do Mar tem contribuído muito para divulgar nossas cidades e o Paraná, no Brasil e no exterior. A ferrovia, seus túneis e viadutos compõem um dos mais belos cartões postais do Paraná”, afirma. Ele acredita que além dos danos materiais, o acidente repercute internacionalmente, com prejuízos à comercialização de um dos mais importantes produtos turísticos do Estado.

Voltar ao topo