Refinaria da Petrobras ganha prêmio de gestão ambiental

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, foi eleita o Destaque do Ano de 2004 em Gestão Ambiental pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O anúncio foi feito hoje pela companhia.

Segundo a assessoria de imprensa da estatal, o prêmio decorreu da conclusão do termo de compromisso assinado entre a Petrobras, a Secretaria de Meio Ambiente, a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e o Ministério Público, em novembro de 2000, que colocou a Reduc no início de uma etapa de busca da excelência ambiental e responsabilidade social. Fundada em 1961, a refinaria responde hoje pelo refino de 250 mil barris/dia de petróleo.

A Petrobras considerou que a mais importante realização promovida na Reduc foi a modificação do sistema aberto de resfriamento das unidades de produção de combustíveis para um sistema fechado, o que dispensou a captação de 750 milhões de litros diários de água do mar. Ao todo, foram executados 42 projetos e aperfeiçoamentos que totalizaram investimentos da ordem de R$ 223,2 milhões, considerados recordes pela empresa.

O prêmio será entregue pela Firjan amanhã (3), às 17 horas.

Voltar ao topo