Reduzida tarifa para importação de bens

O governo federal reduziu a alíquota de importação de pouco mais de 200 produtos considerados bens de capital, de informática ou de telecomunicações que não são produzidos no Brasil. Segundo resolução da Camex (Câmara de Comércio Exterior) publicada no Diário Oficial da União de ontem, a alíquota para a compra desses produtos no exterior cai de uma média de 14% para 4%. A medida vale até 31 de dezembro de 2005.

Com a resolução, o governo espera baratear e, com isso, incentivar os investimentos na produção sem prejudicar nenhum setor, já que todos os bens cuja alíquota caiu não têm produção nacional.

Antes da publicação dessa resolução no Diário Oficial, cerca de 1.600 bens de capital ou informática já gozavam de incentivos semelhantes para importação.

Camex

Na reunião do último dia 17, a Camex também havia decidido acabar com a alíquota adicional de importação sobre a TEC (Tarifa Externa Comum).
Com essa resolução, publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, as alíquotas de praticamente todos os produtos importados pelo Brasil baixam em 1,5% a partir de janeiro.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.