Rede Esperança oferece cursos profissionalizantes a jovens carentes

A Rede Esperança é uma Organização Não-Governamental (ONG) que oferece cursos profissionalizantes a adolescentes de 16 a 25 anos. ?Os cursos de informática, cabeleireiro, manicura, pedicuro, depilação, costura, panificação construção civil, mecânica e eletricidade oferecem aos jovens oportunidades de emprego e ascensão social?, observa o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social Padre Roque Zimmermann. Após o término do curso, que pode durar de seis meses a um ano, os adolescentes são encaminhados a instituições parceiras e logo são inseridos no mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos são certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que junto com a Fundação de Assistência Social (FAS) fornecem material didático e apoio pedagógico. A Rede Esperança também conta com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, que através do programa de Produção Solidária de Alimentos (Produsa) entregou em fevereiro deste ano todo equipamento utilizado no curso panificação. ?Sempre quis fazer o curso de panificação, estou aproveitando a oportunidade para futuramente abrir o meu próprio negócio?, diz a estudante Ruama Nascimento.

Os alunos que participam do projeto são selecionados de acordo com sua escolaridade e renda familiar, que deve ser no máximo de dois salários mínimos, em família de quatro pessoas, ou de cem reais por pessoa, em famílias com mais de cinco integrantes. O nível de escolaridade exigido é diferente em cada curso, variando da quarta a oitava séries do Ensino Fundamental.

A Rede Esperança existe graças à iniciativa de casais italianos, que durante a década de 80 adotaram crianças brasileiras. Para oferecer algo ao país que lhe deu os filhos, as famílias criaram o Projeto no Brasil contando com a ajuda de imigrantes italianos e voluntários. Além da sede em Curitiba, há uma em Piraquara. A mantenedora da ONG fica na Itália e contribui com cerca de 62% das despesas. No ano de 2004 formaram-se na Rede cerca de 500 jovens, contribuindo com o poder público para a inclusão social.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.