Rede Blockbuster entra no mercado de telefonia pela internet

A telefonia via internet está chegando mesmo ao varejo. A partir do dia 21, 70 lojas da rede Blockbuster vão vender o adaptador da Hip Telecom para ligar um telefone comum ao acesso de banda larga e fazer chamadas via internet. "A voz sobre IP (sigla em inglês de protocolo de internet) faz parte da estratégia de associar o ponto de vendas à idéia de modernidade", afirmou o vice-presidente da Blockbuster, Marcos Vignal. "Um grande número de clientes é internauta e tem banda larga."

A voz sobre IP começa a incomodar as concessionárias locais de telefonia fixa. A Brasil Telecom prepara um produto próprio para o fim do ano e a Telefônica, para o primeiro trimestre de 2006. Enquanto isso, as concorrentes buscam as redes varejistas, tentando emular a estratégia do celular. Mas enquanto os telefones móveis fazem sucesso nas Casas Bahia, o telefone IP busca redes mais voltadas às classes A e B.

"Vamos fazer uma campanha para mostrar qual é a diferença entre a telefonia IP e a convencional", afirmou Paulo Humberg, presidente da Hip Telecom. "Estamos na fase de aculturamento." A campanha incluirá TV aberta, jornais, outdoors táxis e internet, e começa junto com as vendas na Blockbuster.

Humberg foi presidente do Lokau.com, site de leilões via internet. "Voz sobre IP não é telecomunicações, é internet", disse o executivo. "Mas internet com dinheiro. A cada vez que tira o telefone do gancho, o cliente gera faturamento." Ele lembrou o período de euforia da internet, por volta do ano 2000, em que as empresas criavam suas operações virtuais, atraíam público, mas não conseguiam transformar a audiência em negócios.

A Hip Telecom pretende fechar o ano com 15 mil a 20 mil clientes. Para o ano que vem, a expectativa é ficar entre 50 mil e 60 mil. "É razoável", afirmou Humberg. "A meta é chegar a 2009 como a principal empresa." Ele não acredita numa atuação forte das concessionárias em seu mercado. "Veja o que acontece nos Estados Unidos: enquanto a Vonage conseguiu 300 mil clientes, a AT&T conquistou só 7 mil", disse o presidente da Hip Telecom. "Não está no DNA da concessionária."

Segundo Humberg, a redução de custos com as chamadas via internet chega a 70%. A empresa lançou um plano de R$ 79,90 com ligações ilimitadas para 39 municípios de São Paulo, incluindo a capital, e outro de R$ 99,90 que, além das ligações ilimitadas, tem 100 minutos grátis de interurbano nacional e internacional. As chamadas entre os clientes da Hip Telecom não são cobradas.

Voltar ao topo